quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Brazil Volunteers e uma Salvador Global


Brazil Volunteers.org e o desafio de tornar Salvador uma cidade Global.We act locally but we think globally...
 As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana. São dotadas de técnica e conhecimento em serviços de elevada influência nas decisões vinculadas à economia globalizada e ao progresso tecnológico.

Nessas cidades, há grande concentração e movimentação financeira, sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de transnacionais, importantes centros de pesquisas, presença de escritórios das principais empresas mundiais em consultoria, contabilidade, publicidade, bancos e advocacia, além das principais universidades.

São dotadas de infraestrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais, aeroportos, bolsa de valores e sistemas de telecomunicações, além de uma ampla rede de hotéis, centros de convenções e eventos, museus e bancos. Possuem serviços bastante diversificados, como jornais, teatros, cinemas, editoras, agências de publicidade, entre outros.Colocar Salvador a frente de outros lugares do Brasil para alcançar um titulo tão importante lançaria esta cidade a um futuro promissor de conquistas em todos os campos de desenvolvimento humano.Atrairia a atenção de diversas  empresas e Países do mundo assim como Organizações Globais que contribuíram sobremaneira para um novo despertar no campo da educação,saúde,segurança e qualidade de vida.
A instituição responsável por classificar as cidades como global ou não, é a Universidade de Loughborough (Londres) em uma fase inicial e posteriormente aperfeiçoada pela Globalization and World Cities Study Group & Network.

Atualmente são reconhecidas mais de 50 cidades globais no planeta, divididas em três grupos, conforme o grau de influência e importância mundial. A Europa é o continente que mais possui cidades globais.

As cidades mais influentes do mundo foram classificadas em três diferentes classes (Alfa, Beta e Gama). Sendo a classe Alfa as cidades de maior influência no planeta, a Beta, intermediária, e a Gama corresponde às cidades globais de menor expressão mundial.

Grupo Alfa – Esse grupo é representado por cidades como: Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Milão.

Grupo Beta – Entre as cidades desse grupo podemos destacar: São Francisco, Sidney, São Paulo, Cidade do México, Madri.

Grupo Gama – É o grupo que possui a maior quantidade de cidades, atualmente são 35, entre elas estão: Pequim, Boston, Washington, Munique, Caracas, Roma, Berlim, Amsterdã, Miami, Buenos Aires

O papel da Brazil Volunteers para formar o cidadão global

Em um mundo no qual a competitividade no mercado de trabalho é cada vez mais acirrada e desumana, é natural que a busca por diferenciais que possam abrir, mais facilmente, as portas do mundo dos negócios. E um dos principais diferenciais, até algum tempo, era falar fluentemente a língua inglesa. Hoje, no entanto, comunicar-se bem neste idioma já deixou de fazer a diferença, segundo Lenner Cunha ,CEO da Brazil Volunteers, Centro de Investigações Linguísticas  que ensina mais de 30 idiomas em Salvador. Para o especialista, saber a língua mais falada no mundo já se tornou, praticamente, um pré-requisito básico no mundo atual. O principal objetivo do Centro Linguístico passa pela formação de Cidadãos Globais e a  construção de uma “Bahia do Conhecimento” promovendo uma maior resposta as grandes mudanças neste novo século; fomentando a aprendizagem de línguas estrangeiras, promovendo o acesso a educação para todos e garantindo o reconhecimento das competências e da formação recebida. Tendo como desafio um ambiente onde convivam a diversidade, as diferenças, a pluralidade e onde sejam entendidas as experiências dos alunos no seu próprio ambiente.
O Programa de Aprendizagem da Brazil Volunteers tem os seguintes objetivos específicos:
  Contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem linguística de qualidade ao longo da vida, priorizando a língua portuguesa e promover elevados níveis de desempenho.
  Reforçar a contribuição da aprendizagem ao longo da vida para a coesão social, a cidadania ativa, o diálogo intercultural, a igualdade entre homens e mulheres e a realização pessoal.
  Contribuir para a promoção da criatividade, da competitividade e da empregabilidade, bem como para o desenvolvimento do espírito empreendedor.
Propõe-se ainda integrar parceiros de Países da América do Sul, América Central, América do Norte, Europa, Ásia e África em uma política de convergência com a nossa língua e cultura. O ensino da língua portuguesa falada no Brasil, nos abrirá um campo infinito de possibilidade de negócios, de mobilidade e de intercâmbios com outras culturas.

                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Welcome back to Classes!!!

 Olá!Já retornamos as aulas e com elas vamos recomeçar nossas vidas de estudos e desenvolvimento humano,educacional e profissional.Por enqua...